Alma gêmea – Parte 1

Uma das coisas que mais me emociona na vida é encontrar uma alma gêmea. Isso nunca aconteceu “pessoalmente”, reconheci até hoje minhas almas gêmeas apenas no campo das artes, infelizmente.

Uma delas é Fito Paez. Fito está comigo desde 1999, quando ouvi pela primeira vez o CD “Circo Beat” de um amigo durante uma aula de inglês e fui docemente repreendida pelo teacher (docemente mesmo, ele era um queridão). Expliquei que era o Fito Paez e ele pegou leve, acho que curtia também.

A sensação de que alguém escreve para você e pensa exatamente o que você pensa é inexplicável, ainda mais quando você é um ser bizarro como eu. Então achei que Fito era a única pessoa que me entendia no mundo, até o dia 17 de junho de 2011. Sim, 12 anos depois tive a mesma sensação lendo “Máximas e pensamentos & Caracteres e anedotas”, de Sébastien de Chamfort.

Descobri Chamfort lendo Schopenhauer. Este faz várias referências a Chamfort em suas obras, e todas as citações faziam minha cabeça explodir. Então resolvi ir beber na fonte, mas pra minha decepção ele não publicou muita coisa… Então terei que ir lendo homeopaticamente para sentir todo o deslumbramento que os pensamentos dele me causam, porque depois de uma determinada carga emocional fico anestesiada e não sinto mais nada! Aí vai uma pérola que me deixou pensando muito:

“Muitas vezes, qualidades muito superiores tornam um homem menos apto à vida em sociedade. Não se vai ao mercado com barras de ouro; vai-se com prata ou dinheiro trocado.”

Gênio. Outra:

“Existe, na Bíblia, uma bela alegoria: é esta árvore da ciência do bem e do mal que produz a morte. Será que esse símbolo não quer dizer que, quando se penetra o fundo das coisas, a perda das ilusões conduz à morte da alma, ou seja, a um completo desinteresse por tudo que toca e ocupa os outros homens?”

E aí? É de se pensar…

 

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Filosofia, Literatura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

