De como os outros me vêem – parte 1

Nessa semana aconteceram quatro fatos aleatórios, em lugares diferentes e envolvendo pessoas sem quaisquer relações umas com as outras, mas que tiveram em comum um fato: o de que os outros me vêem como negra.

Ora, pode-se pensar, isso é o óbvio ululante. Claro que é. Mas quando se é negro e se vive em uma sociedade dominada pelo politicamente correto, às vezes é fácil você esquecer o que você é. Não falo de quem você é, mas o que você é, o seu rótulo.

Numa semana de frio intenso no Sul, três pessoas em lugares diferentes vieram me perguntar como eu estava lidando com o frio, já que “de onde eu venho” não tem frio. As três ficaram bastante surpresas quando contei que vinha de Porto Alegre, no nosso querido Sul ariano, e uma delas afirmou categoricamente que tinha certeza que eu era baiana. De onde veio isso? Da imagem da Bahia como uma terra quase que exclusivamente negra.

E no trabalho um colega de outra cidade, com quem não tenho grandes intimidades, foi o quarto a me recordar da minha negritude. Estávamos falando sobre patinação no gelo e comentei que nunca tentei, que tinha medo de cair, ao que esse colega comenta que é melhor eu não contrariar a genética, porque ele nunca tinha visto patinadores ou jogadores de hóquei negros.

Juro que nada disso me ofendeu, foi agressivo ou me deixou triste, apenas me fez pensar. Será que novamente mamãe tinha razão? Minha mãe sempre falava que quando você é negro e vive em um meio de pessoas brancas, tem que ter sempre um mas. “Ela é negra, mas é engenheira.” “Ela é negra, mas ganha bem”.  “Ela é negra, mas tem traços finos” (essa é a mais escrota). Por mais mas que você acumule, você é negro. E isso sempre vai pesar.

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Questões raciais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

