Do casamento, do celibato e dos filhos – pt 1

“A frase mais sensata e mais comedida que já foi dita sobre a questão do celibato e do casamento é a seguinte: “Seja qual for a decisão que tomares, tu te arrependerás”. Fontenelle arrependeu-se, em seus derradeiros anos, de não ter se casado. Esqueceu-se dos noventa e cinco anos passados na despreocupação.” – Chamfort

Sensacional. Quanto mais leio Chamfort, mais o amo. E nessa máxima ele trata de uma das minhas preocupações recorrentes: “E se eu me arrepender de não casar e não ter filhos?”.

Não casar e não ter filhos tem uma lógica diferente da que uso para investir; ao seguir esse caminho, você vai desfrutando os “rendimentos do investimento” já. Por outro lado, casando e tendo filhos você está sacrificando sua liberdade, seu dinheiro e seu tempo, mas tem boas chances de ter pessoas que vão cuidar de você no futuro. É um pouco como investir (corretamente) em ações: é um investimento de longo prazo. Para curto prazo é um investimento de risco: às vezes suas ações têm altas, e às vezes têm baixas. Você pode viver sensações lindas, como o primeiro sorriso do seu bebê, ou coisas péssimas, como descobrir que seu filho é um criminoso, ou um viciado em drogas. O rendimento do investimento vai ser desfrutado no final da sua vida, com filhos amorosos cuidando de você e lhe enchendo de orgulho.

Ou não. E então você terá perdido muito…

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Filosofia, Investimentos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s