Terceirizadores de responsabilidade – pt 1

Sei não, mas penso que se fizessem uma pesquisa entre as pessoas que têm planos de previdência privada, descobririam que 99% fizeram cursinhos pré-vestibular ou preparatórios para concursos públicos.

São os terceirizadores de responsabilidade. No caso dos “estudantes”, preferem transferir para os outros um problema que é seu, que é o de ler livros, fazer exercícios, analisar editais, estudar a legislação e a jurisprudência. Acham melhor ler um resumo, uma apostila e depois resolver uma listinha de exercícios selecionados por alguém que tem interesse em que ela tenha a impressão de que está dominando o assunto (porque se desmotivar, a pessoa abandona o curso e adeus, dinheiro). Já os “investidores” preferem dar o seu suado dinheirinho para uma pessoa que elas sequer conhecem investir no que achar bom. Aqui vale aquele conceito do Buffet, em que Wall Street é o único lugar em que pessoas que andam de Rolls Royce pedem conselhos pra quem anda de metrô… Se quem cuida da carteira do fundo fosse tão safo assim, já teria investido sua própria grana bem a ponto de não precisar trabalhar para um banco!

Enfim, são pessoas que preferem pegar tudo prontinho, mesmo sem ter a garantia de que o resultado será bom, só para não precisar pensar…

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Filosofia, Investimentos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s