Do gauchismo

Voltar a viver entre gaúchos tem sido uma experiência intrigante. Apesar de ser gaúcha, vivi a maior parte da minha vida “útil” (sem contar a infância) fora do Rio Grande do Sul, então pude conviver com pessoas com outros hábitos e, principalmente, outra cultura.

Acho que o espírito “Rio Grande Melhor em Tudo” é engraçadíssimo desde que seja só isso: um motivo de piada. É legal ler coisas tipo “O Bairrista”, que zoam essa tendência de o gaúcho se ver como um povo superior e o centro do universo. O punk é que tem gente que realmente acredita que o RS é o paraíso, que os gaúchos são um povo inteligentíssimo, superior e politizado, que carregamos o Brasil nas costas etc.

Esse negócio de o gaúcho ser mais inteligente é uma bobagem. Basta ver a surra que nossos estudantes têm levado em Enems e vestibulares, por exemplo. Das 100 escolas com melhores desempenhos de seus alunos no Brasil, apenas uma é gaúcha. Uma choradeira infernal se fez ouvir quando se constatou que a grande maioria dos aprovados nos vestibulares de Medicina daqui não era gaúcha. Ficamos anos sem emplacar um gaúcho aprovado no IME ou no ITA, os vestibulares mais difíceis do país, enquanto cearenses e pernambucanos entram às dezenas.

E o comportamento? “Gaúcho de verdade” não conhece meio-termo. Ou se é Grêmio ou Internacional. Picapau ou maragato. Contra ou a favor. Ah, que orgulho de não ponderar, de não fazer concessões, de se achar sempre cheio de razão! De fazer de tudo motivo para discussões intermináveis, que só atrasam o desenvolvimento do estado.

Gauchismo… Quem aguenta?

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, História. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s