Da confiança inconsciente no funcionamento dos sistemas

Estive viajando alguns dias em férias, e viagens quase sempre envolvem uma coisa que não me agrada em nada: voar. Não chega a ser uma fobia, mas é aquele desconforto quando há turbulência, ou na hora de decolar/aterrissar. Quando era religiosa as coisas eram mais fáceis, pois colocava tudo nas costas do “Senhor” e isso me aliviava. O que quer que acontecesse, um Ser Supremo estaria no controle. Agora, que não conto com esse consolo, as coisas ficaram mais complicadas, porque sei que boa parte do controle está nas mãos de pessoas.

Que fique claro que ainda acredito em Deus. Que ele é o Criador do mundo e de todas as coisas, que ele é onipotente, onipresente e onisciente. Apenas não penso mais que sou tão especial a ponto de o próprio Deus se preocupar com cada detalhe da minha vida.

Assim, o que me faz entrar em um “objeto voador mais pesado que o ar” é a confiança de que há uma estrutura por trás desse processo que garante minha segurança. Tenho que confiar, embora não conscientemente, que o piloto teve uma boa noite de sono, que os mecânicos fizeram uma revisão criteriosa da aeronave, que os componentes utilizados são de boa qualidade. Quando vamos ao médico, confiamos que ele teve bons professores, que estudou, que é uma pessoa inteligente… E também quando tomamos um ônibus ou um elevador, quando alguém instala um quadro sobre a nossa cama, quando cortam nossos cabelos. Enfim, o tempo inteiro confiamos em que as pessoas estão preparadas para executar a contento suas atividades.

Confiamos, mas não sabemos. E se pararmos de confiar, a vida pode se tornar insuportável.

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, Filosofia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s