Da enganação de “A menina que não sabia ler”

Após terminar a leitura do excelente “Angústia”, do mestre Graciliano Ramos, pensei que me faria bem ler alguma coisa bobinha para descontrair. Assim, fui inocentemente até meu setor de livros não-lidos (que cada dia aumenta mais, devido ao meu descontrole agora que moro em uma cidade onde há uma Livraria Cultura à minha disposição) e escolhi uma coisa que me pareceu fofinha e simpática: “A menina que não sabia ler”, de John Harding. Huge mistake.

A primeira parte do livro realmente é agradável e despretensiosa. Mas a segunda, depois da chegada das governantas… Tenso demais! E como o livro é narrado pela protagonista, só vemos as coisas com os olhos dela, então chega um ponto em que não sabemos mais o que é verdade, deduzimos coisas que ela não enxerga, uma loucura. E o fato de ela não saber ler se resolve nas primeiras páginas, é uma bobagem.

O livro foi tão bizarramente surpreendente que, assim que terminei de ler, revirei a blogosfera atrás de impressões sobre a história, e também para ver se mais gente havia se sentido tão enganada quanto eu pela capa singela. Foi então que descobri que o título original é simplesmente “Florence and Giles”, e que a capa original é bem mais macabra. E que o título da versão brasileira foi escolhido para pegar uma carona no best seller “A menina que roubava livros”. E sim, muitos leitores foram enganados por isso. Muito espertinhos os editores, né?

Enfim, continuo precisando de uma leitura tranquila. Espero que na próxima eu consiga.

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Literatura. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Da enganação de “A menina que não sabia ler”

  1. É reconfortante saber que eu não fui a única a ser enganada por esta obra – se é que podemos chamar assim. Interessante é que um amigo me advertiu sobre o livro dias depois que comprei, mas enfim… Venho tendo dificuldade em encontrar histórias interessantes. O último pelo qual me aventurei foi “Depois da escuridão”, do Sidney Sheldon, mas ele não fez meu tipo. Agora leio uma biografia.

    Continuemos nossa busca. Até mais ler!

Deixe um comentário

