Da queda dos juros, da mudança na poupança e do sonho da casa própria

Sim, além de ver Ratinho, Carrossel e filosofar, também tenho preocupações mais “terrenas”. E uma delas diz respeito à minha independência financeira.

Não tenho a menor pretensão de parar de trabalhar. Meu objetivo é mais humilde: criar condições de ter rendimentos na aposentadoria que me garantam o mesmo padrão de vida que tenho hoje. Não levo uma vida de luxo, mas gosto de viajar duas vezes ao ano, ter Sky, internet bacana, um carro confortável… Enfim, uma vida de classe média mesmo, não a classe média fajuta de 291 reais do nosso amado Governo.

Os eventos recentes na economia, em especial a alteração dos rendimentos da poupança, mexeram muito com minha cabeça. E colocaram em risco a realização do sonho da casa própria (momento Sílvio Santos) em um futuro próximo. Boa parte dos meus recursos está alocado em uma poupança “velha”, boa parte também em um fundo DI, outra parte bacana em CDB e o resto em TD e um fundo de ações horroroso em que entrei anos atrás (maior erro da minha vida, foi antes de eu começar a me educar financeiramente) e não tive ainda a dignidade de assumir o prejuízo e sair.

Enfim, se a queda dos juros continuar, arrastando pro buraco todos os investimentos em renda fixa, a poupança “velha” será o melhor deles, disparado. Seria mais sábio financeiramente “raspar” esse investimento para comprar um apartamento, ou guardá-lo para o futuro, rendendo juros, enquanto vou acumulando um capital maior com minha renda e os rendimentos dos demais investimentos, inclusive um possível investimento em ações?

Ainda não sei, mas estou buscando a resposta.

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, Investimentos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

