Lendo os clássicos: “Madame Bovary”

Agora que já estou com a casa em ordem novamente (mudanças sempre são um período tenso), retomei a operação “Leitura dos Clássicos”. E escolhi para isso um livro que estava há 8 anos (!!) na minha prateleira de não-lidos: “Madame Bovary”.

Durante esses 8 anos ele veio várias vezes às minhas mãos, mas sempre lia um pouco e o deixava de lado. Tenho um problema com livros excessivamente descritivos, com detalhes sobre a paisagem, sobre as roupas dos personagens… Então sempre que aparecia algum livro que me parecesse mais interessante, era “adeus, Madame Bovary”.

Dessa vez, recomecei a leitura e fui até o fim… E não fiquei muito impressionada. Não cheguei a me sentir “agredida”, como no caso de “Os sofrimentos do jovem Werther” (leia aqui), mas não achei nada de extraordinário para os nossos valores atuais.

Sim, naquele momento o livro foi revolucionário, tratou de um tema super tabu (adultério feminino) de uma maneira anti-romântica (momento “Laura”, do Carrossel), e isso foi muito importante na época. Mas hoje em dia é uma leitura que não muda a vida de ninguém, ao contrário dos meus amados Victor Hugo e Dostoievski. E antes que os entendidos em literatura me apedrejem, esclareço: sou engenheira, fodam-se as “escolas literárias” e outras coisas que só interessam aos eruditos.

Enfim, não falo mal nem recomendo. Mas se aparecer qualquer livro que pareça melhor, não se sinta culpado em deixar esse “clássico” de lado.

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, Literatura e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

