De Christine, da “Regra dos 15 anos” e da devolução de cartas

Desde sempre odiei o feriado de Carnaval. Não pelo feriado em si, mas por tudo que o cerca: praia, festas lotadas, gente bêbada e a obrigação de mostrar para o mundo que você está se divertindo. Na minha adolescência, o que salvava os feriados de Carnaval era a maratona de filmes clássicos que a TV Cultura transmitia. Interlúdio, Jules e Jim, À meia-luz, enfim, filmes sensacionais. E um que nunca mais havia conseguido encontrar em qualquer outro canal, Christine.

Contrariando a “Regra dos 15 Anos”, que estabelece que devemos deixar em paz as coisas que assistimos antes dos 15 anos (segundo os ídolos Jovem Nerd e Azaghal), corri atrás de assistir o filme. E felizmente, ele passou com folga!

Alain Delon realmente era como eu lembrava: agressivamente lindo. Impressionante. Inexplicável como um homem pode ser tão bonito. Romy Schneider estava linda também, mas em uma atuação igual às da Sissi e de Os jovens anos de uma Rainha. A cena onde ela se joga pela janela estava no meu imaginário desde sempre, mas dessa vez me pareceu que ela pulou de um andar muito baixo para ter morrido. Enfim, concederei uma licença poética.

E uma coisa que me pareceu muito romântica (Laura do Carrossel, sai de mim!) foi o ritual de devolução das cartas quando o personagem do Alain Delon termina com a amante. As cartas escritas em papel perfumado, enroladas em uma fita… Tudo muito carregado de simbolismo, de ruptura dolorida, principalmente quando eles, juntos, queimam as cartas na lareira. Hoje em dia não temos um ritual equivalente. Vou fazer o quê? Excluir meus emails na frente do querido? E excluir da lixeira também? Definitivamente, não tem a mesma graça.

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Cinema, Cotidiano, Televisão e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s