Das palavras em extinção: “ideal” e “sistema”

Estava lendo um livro sobre o período que antecedeu a morte do Rei D. Carlos de Portugal, e em algum momento o mocinho republicano, alertado por um velho professor sobre a incerteza do que seria construído no lugar da monarquia, respondeu que o professor não conhecia os envolvidos, que seriam pessoas que teriam um ideal e que gostariam de mudar o sistema.

Hoje em dia, quem fala isso? Quem tem um ideal? Antigamente me parece que as pessoas encontravam, ou criavam, causas importantes com as quais se comprometerem. Traduzir a Bíblia para as línguas faladas pelo povo (na época isso foi um grande progresso), democracia e autonomia econômica (como na independência americana), abolição da escravidão, liberdade de expressão. E hoje? Quais as bandeiras agitadas por aí?

Ambientalismo? Não temos grandes idealistas do assunto, e a maioria dos interessados o está por motivos econômicos. Pacifismo? Piada, o mundo está se armando loucamente.

E quanto a “mudar o sistema”?  Não vejo outras opções. A monarquia foi sucedida pelas repúblicas, as quais tiveram fases ditatoriais, mas depois veio uma alegada democracia. E aí? O que vem depois? Tem algo para evoluir ou só nos resta manter ou voltar atrás?

Penso que estamos todos tão agitados, com tantas tarefas, com tantas informações para processar, que não temos mais tempo de ter ideias. E se não temos ideias, que dirá um novo sistema e novos ideais…

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, História, Literatura, Religiões e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s