Do amor por Júlio Dinis

Na verdade, esse é um texto de desabafo, apenas para extravasar o “amor literário” tão grande que sinto por Júlio Dinis. Como já contei em outras postagens, minha personalidade foi muito influenciada pela leitura de “As pupilas do Senhor Reitor”, onde me reconheci muito nas descrições sobre a psique de Margarida.

Eis que agora finalmente consigo ler os “Serões da Província”, e meu mundo caiu. Não canso de lamentar a morte prematura de Júlio Dinis. Como li em uma tese de doutorado sobre a obra do autor, escrita por Joaquim Jorge Silva Carvalho, “quase dói imaginar-se o que, com mais idade – cronológica, cultural, literária, humana -, Dinis poderia ainda ter feito”. É exatamente isso que sinto! Como já falei em outras oportunidades, ele ombrearia com Dostoievski e Victor Hugo.

Li o primeiro conto/novela/romance de Dinis, “Justiça de Sua Majestade”, e meus olhos se encheram d’água. Por tal texto ter sido escrito por um rapaz de apenas 19 anos, e que mesmo tão cedo já demonstrava tamanha capacidade de contar histórias, de escrever de forma concisa, elegante, mas tão doce…

Segue um trechinho, mas do conto seguinte, “As apreensões de uma mãe”:

“Nós caminhamos sempre na vida entre duas visões; uma precede-nos esplêndida e brilhante, como a luminosa aparição que dirigia no deserto a marcha do povo hebreu; outra segue-nos, formosa e pálida, como as virgens ideais dos cantos escoceses. São a esperança e a saudade. Com os olhos naquela, quase chegamos a olvidar inteiramente a existência da última; mas que uma sombra extinga, obscureça sequer, a auréola que na primeira nos atrai e seduz, e a segunda surgirá, como surgem as estrelas, quando a chama do sol desmaia no extremo ocidente.”

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Cotidiano, Literatura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s