Do incêndio na boate em Santa Maria

O incêndio na boate em Santa Maria, que matou mais de 200 pessoas, tem motivado muitas declarações levianas, imbecis e, algumas, lindas, nas redes sociais. Linda a história de um rapaz, militar, que havia conseguido sair do local, e retornou ao ver que o seu amigo tinha ficado lá dentro. Salvou o amigo e quis voltar para salvar uma guria que os acompanhava, mas não conseguiu retornar com vida. Tocante a história (que não sei se é verdadeira, mas é plausível), do bombeiro que encontrou um celular com 104 ligações perdidas, oriundas de “Mãe”. Triste.

Fatos tristes, claro. Mas nada justifica a histeria que tomou conta de muitos. O desejo de ver o proprietário do local morto, a fiscalização apedrejada, a banda que tocava no local indo para a fogueira… E a frase que mais me chocou veio de um conhecido: “Que mundo é esse? Pq Santa Maria? Estou completamente desmotivado com a vida.”.

Não, esse cidadão não tem nenhum amigo ou parente entre as vítimas. Apenas é mais um ser sem discernimento espiritual e que provavelmente vive sua vida sem se preocupar em ir um pouquinho além no estudo da História, da filosofia e na simples observação do cotidiano.

Sinto desiludir as pessoas, mas tragédias acontecem. E muito. Essa nos afeta mais porque ocorreu no Brasil, mas não é motivo para estar desmotivado com a vida e com o mundo. Ora, a vida não são só coisas boas. Como já disse em outro post qualquer, a vida “é”. Ela não é boa nem má, apenas “é”. Todas as experiências que temos têm a vida como base. Não sabemos o que é não estar vivos.

Então não culpemos a vida, o mundo, o dono da boate, o segurança, a banda… Jovens morrem, mães têm câncer, bebês nascem com deficiências. A morte e a tristeza fazem parte da vida. Assim como a alegria e a saúde.

A vida é o pacote completo. Aceitemos.

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cotidiano, Filosofia, Morte e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s