De “O Tempo e o Vento” – Versão 2013

Quando começaram os boatos de que seria produzida uma versão de “O Tempo e o Vento” para o cinema, a primeira coisa que pensei foi: não vai dar certo. Como compactar “O Continente” (primeira parte da trilogia) inteiro em um filme? Como contar as histórias de Pedro Missioneiro, Ana Terra, Capitão Rodrigo, Bibiana, Bolívar, Luzia, Florêncio e Licurgo em duas ou três horas? Isso sem pensar nos personagens secundários que dão muita força à história, como Pedro Terra, Juvenal, o médico Carl Winter e o Fandango…

Quando fui ao cinema, fiquei profundamente decepcionada. A história estava completamente mutilada, aquele encontro entre o fantasma do Capitão Rodrigo e a Bibiana me pareceu completamente imbecil e a trilha sonora era péssima. Mas o pior foi o corte da história do Bolívar Cambará, que está no meu Top Five de crushes literárias. Fiquei absolutamente indignada! Só o que salvou o preço do ingresso foi o Thiago Lacerda, lindo e adequado como sempre, e a fotografia, que é realmente impecável.

Mantive as esperanças porque foi anunciado que seria televisionada uma visão estendida… e para minha surpresa, conseguiram mutilar ainda mais Ana Terra e o Capitão Rodrigo. O único acréscimo considerável foi a inclusão de uma versão de 10 minutos da história de “A Teiniaguá”. Muito curta, não deu para chegar a um 1% da profundidade dos personagens de Luzia e Bolívar… Só o que salvou essa versão foi a morte do Bolívar, muito fiel ao livro e lindamente interpretada.

Espero que, pelo menos, essa versão sirva para despertar o interesse das novas gerações pela obra. É uma leitura longa mas muito fluida, os personagens são densos e não idealizados… Enfim, corram para ler!

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Cinema, Literatura, Televisão e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s