De quando a Bíblia e Calamaro dizem o mesmo

Hoje a depressão bateu forte por aqui. Foi um dia muito pesado em termos de trabalho, onde mais uma vez fui confrontada com a sujeira que infecta a administração pública, tomada por políticos que não querem nada além de garantir seus interesses… Também me senti extremamente sozinha, com uma ressaca tardia da última histórica psicótica que vivi.

Sobre essa história escrevi pouco, porque ela me tomava muito tempo e energia. Era como se eu vivesse em um sonho. Mas bem no fundo, algo ali não me parecia certo, como de fato não estava. Tudo o que eu achava que era amor era, na verdade, o reflexo do desejo dele de parecer grandioso e intenso aos próprios olhos. Eu, como uma pessoinha sem anticorpos, não soube me defender desse psicopata emocional, e me deixei levar. E o tombo foi feio.

Eis que durante essa depressão, me veio o pensamento que tanto a Bíblia quanto o rock argentino falam o mesmo sobre a cautela com sentimentos. A Bíblia em Provérbios 4.23, que diz que “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. E o muso Andrés Calamaro, em “Colegio de Animales”, diz que “No me importa perder el tiempo, no quiero perder la inocencia”.

Em essência, são o mesmo. Que temos que cuidar de nossos sentimentos, ter cautela ao abrir as portas do nosso coração. Na verdade, ele é quem controla nosso bem-estar, nosso ânimo de vida. Então, calma. Ainda que as coisas andem devagar.

Porque a inocência perdida não se pode recuperar.

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Cotidiano, Música, Religiões e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

