De Tolstoi

Depois de algum tempo afastada dos russos, voltei à carga com Ana Kariênina. Minha irmã, que havia pegado o livro com uma amiga, tentou me dissuadir de ler, com receio de que eu pulasse pela janela de casa. Após jurar que não me mataria, comecei a leitura.

A história da Ana não me provocou grandes emoções, assim como a de Emma Bovary. Mais uma mulher que não tinha muito o quê fazer e que tinha o desejo de experimentar um amor idealizado, intenso e irreal. Terminei a leitura sem uma opinião formada sobre o Conde Vronski, e penso que talvez Tolstoi tenha construído o personagem para ser isso mesmo: um homem absolutamente comum, sem heroísmo nem vilania.

Mas um personagem ganhou meu coração como poucos na vida: Konstantin Liêvin. Na realidade, ele tem tanto espaço no livro quanto ela, apesar de interagirem apenas uma vez na história, se não me falha a memória.

É ele que Tolstoi usa para fazer as melhores reflexões sobre História, organização da sociedade russa e, principalmente, o sentido da vida. A evolução do personagem na história é surpreendente; ele começa apenas um capiau apaixonado, e vai ganhando uma profundidade que só os mestres da literatura conseguem dar a suas criaturas. Ainda estou tão apaixonada por ele que não consigo colocar em palavras o que ele provocou; apenas desejo que ele fosse de verdade e casasse comigo. Simples assim.

Tolstoi me instigou em tal nível que comprei, no mesmo dia em que terminei Ana Kariênina, “A morte de Ivan Ilitch”. O livro é curtinho, mas faz a cabeça explodir. Recomendo MUITO, a não ser para quem prefira viver sem pensar a vida.

Agora estou lendo uma biografia de Tolstoi, e ele foi um homem efetivamente notável, muito além da sua obra literária. Será que disputará com Victor Hugo um lugar no meu coração? Não tem problema, cabem todos!

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Literatura, Morte e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

