De Tolstoi

Depois de algum tempo afastada dos russos, voltei à carga com Ana Kariênina. Minha irmã, que havia pegado o livro com uma amiga, tentou me dissuadir de ler, com receio de que eu pulasse pela janela de casa. Após jurar que não me mataria, comecei a leitura.

A história da Ana não me provocou grandes emoções, assim como a de Emma Bovary. Mais uma mulher que não tinha muito o quê fazer e que tinha o desejo de experimentar um amor idealizado, intenso e irreal. Terminei a leitura sem uma opinião formada sobre o Conde Vronski, e penso que talvez Tolstoi tenha construído o personagem para ser isso mesmo: um homem absolutamente comum, sem heroísmo nem vilania.

Mas um personagem ganhou meu coração como poucos na vida: Konstantin Liêvin. Na realidade, ele tem tanto espaço no livro quanto ela, apesar de interagirem apenas uma vez na história, se não me falha a memória.

É ele que Tolstoi usa para fazer as melhores reflexões sobre História, organização da sociedade russa e, principalmente, o sentido da vida. A evolução do personagem na história é surpreendente; ele começa apenas um capiau apaixonado, e vai ganhando uma profundidade que só os mestres da literatura conseguem dar a suas criaturas. Ainda estou tão apaixonada por ele que não consigo colocar em palavras o que ele provocou; apenas desejo que ele fosse de verdade e casasse comigo. Simples assim.

Tolstoi me instigou em tal nível que comprei, no mesmo dia em que terminei Ana Kariênina, “A morte de Ivan Ilitch”. O livro é curtinho, mas faz a cabeça explodir. Recomendo MUITO, a não ser para quem prefira viver sem pensar a vida.

Agora estou lendo uma biografia de Tolstoi, e ele foi um homem efetivamente notável, muito além da sua obra literária. Será que disputará com Victor Hugo um lugar no meu coração? Não tem problema, cabem todos!

Anúncios

Sobre ociolivre

A prática do ócio livre era o ideal de vários filósofos antigos. Onde nossas reflexões nos levarão?
Esse post foi publicado em Alma gêma, Literatura, Morte e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s